jueves, 11 de febrero de 2010

VOCÊ JÁ CONSIDEROU A SALVAÇÃO COMO UM FAVOR DE DEUS?


VOCÊ JÁ CONSIDEROU A SALVAÇÃO COMO UM FAVOR DE DEUS?

O que é um favor? É um beneficio que uma pessoa concede a alguém.

Quando Cristo nos salvou Ele nos fez um favor. Ele não tinha a obrigação de nos salvar, Ele nos concedeu a salvação por amor.

“ Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (Jo 3.16)

Infelizmente existem aqueles que pensam que a salvação era uma obrigação de Deus por nós. Porém a verdade é que Deus não tem nenhuma obrigação de nos salvar, Ele nos salva como um favor, ou seja, Ele nos concede o favor de nos salvar por meio de Cristo Jesus.


Como diria no meio povo “Eu não sei como pagar este favor que você me faz!” Esta pessoa está tão cheia de gratidão pelo beneficio que suas ações para com o benfeitor são as mais humildes por possíveis.

Você disse alguma vez: “Devo um favor a fulano tão grande que não sei como pagar.

Sem duvida esta frase se aplica a tão grande salvação realizada por meio de Cristo, o maior favor que o ser humano pode receber.

Observemos estes dois exemplos:
Personagens a analisar:

1. Jesus: O Benfeitor, o Perdoador.
2. Simão: O que pensa que a salvação é merecida através da obras ou que é uma obrigação divina. E julga os demais não merecedores de salvação.
3. Uma mulher pecadora: A que reconheceu que sua salvação foi um favor. Reconhece devia este tão grande favor a Jesus e não tinha como pagar, de modo que toma a iniciativa pelo menos expressar esta gratidão através da adoração, da humilhação e da confissão pública de sua fé (Hb 11.6).

Agora analisemos este texto: (Lc 7.36-50)

“ Um dos fariseus convidou-o para comer com ele; e entrando em casa do fariseu, reclinou-se à mesa.
E eis que uma mulher pecadora que havia na cidade, quando soube que ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com bálsamo; e estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas e os enxugava com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés e ungia-os com o bálsamo.
Mas, ao ver isso, o fariseu que o convidara falava consigo, dizendo: Se este homem fosse profeta, saberia quem e de que qualidade é essa mulher que o toca, pois é uma pecadora.
E respondendo Jesus, disse-lhe: Simão, tenho uma coisa a dizer-te. Respondeu ele: Dize-a, Mestre. Certo credor tinha dois devedores; um lhe devia quinhentos denários, e outro cinquenta. Não tendo eles com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles, pois, o amará mais?
Respondeu Simão: Suponho que é aquele a quem mais perdoou. Replicou-lhe Jesus: Julgaste bem. E, voltando-se para a mulher, disse a Simão: Vês tu esta mulher? Entrei em tua casa, e não me deste água para os pés; mas esta com suas lágrimas os regou e com seus cabelos os enxugou. Não me deste ósculo; ela, porém, desde que entrei, não tem cessado de beijar-me os pés. Não me ungiste a cabeça com óleo; mas esta com bálsamo ungiu-me os pés. Por isso te digo: Perdoados lhe são os pecados, que são muitos; porque ela muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama. E disse a ela: Perdoados são os teus pecados.
Mas os que estavam com ele à mesa começaram a dizer entre si: Quem é este que até perdoa pecados?
Jesus, porém, disse à mulher: A tua fé te salvou; vai-te em paz.

Com qual destes personagens nos identificamos nesta História Bíblica?

1) Com Simão? Porque no fundo, no fundo pensamos e até expressamos com nossa ingratidão que Deus tinha a obrigação de nos salvar? Ou mesmo pensamos que nossas obras, que fizemos por merecer a salvação.

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus; não vem das obras, para que ninguém se glorie. (Ef 2.8,9)


2) Com a mulher? Que o mais estranho que pareça foi identificada aqui por Lucas como uma mulher pecadora. Mulher esta que entende e age com gratidão a esta tão grande salvação por meio de nosso Amado Senhor e Salvador Jesus Cristo!!!
“Dou graças àquele que me fortaleceu, a Cristo Jesus nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no seu ministério, ainda que outrora eu era blasfemador, perseguidor, e injuriador; mas alcancei misericórdia, porque o fiz por ignorância, na incredulidade; e a graça de nosso Senhor superabundou com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Fiel é esta palavra e digna de toda a aceitação; que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal; mas por isso alcancei misericórdia, para que em mim, o principal, Cristo Jesus mostrasse toda a sua longanimidade, a fim de que eu servisse de exemplo aos que haviam de crer nele para a vida eterna. Ora, ao Rei dos séculos, imortal, invisível, ao único Deus, seja honra e glória para todo o sempre. Amém”.
(I Tm 1.11-17)

“Bendize, ó minha alma, ao Senhor, e não te esqueças de nenhum dos seus benefícios”.
(Sl 103.2)
“Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito? “
(Sl 116.12)

Amados, somos salvos pela GRAÇA (Gr. Χάρις/charis), salvos pelo favor de Deus! Que o mundo possa ver esta expressão gratidão em nossas vidas, e através dessa expressão de Sua Igreja os que jazem nas trevas possam anelar este tão grande favor.

E antes que termine este artigo gostaria de responder a pergunta do verso 49: “Quem é este que até perdoa pecados? “ Este é Jesus Cristo, o Salvador, o benfeitor, o que o único que pode nos conceder o favor de tão grande Salvação!!! ( Mt 16.16; Jo 6.68; At 4.12; I Tm 2.5-6; Rm 3.24)

"A ele todos os profetas dão testemunho de que todo o que nele(Jesus Cristo) crê receberá a remissão dos pecados pelo seu nome". (At 10.43)

Mis. Cláudia Martins
Itajavé, 11 de fevereiro de 2010

No hay comentarios:

Publicar un comentario