martes, 17 de noviembre de 2009

O QUE JESUS DISSE SOBRE OS PROBLEMAS DE RELAÇÕES INTERPESSOAIS:















Outro dia uma amada irmã me perguntou sobre a questão dos problemas de relacionamentos entre os crentes e com as pessoas não crentes emJesus.

Respondi em base em os textos de Mt 18.21,22 e Lc 17.3,4:

Mt 18:21 Então Pedro, aproximando-se dele, lhe perguntou: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu hei de perdoar? Até sete?

Pedro ao pergunta a Jesus sobre as ofensas, me faz pensar, que tipo de resposta Pedro esperava?

Se estivéssemos também lá que resposta você e eu iria esperar de Jesus?

1)Todos nós no fundo no fundo esperariamos que Jesus dissesse: Olha Pedrito, eu não admito nunca discussão entre os irmãos. (Em realidade Ele não quer nenhum tipo de contenda entre os santos ou fora da igreja);
2) Ou que Jesus desse razão ao ofendido, e castiguesse o ofensor

A RESPOSTA DE JESUS:

Porém Sua resposta tira o equilíbrio do nosso senso de justiça, ao dizer:

Olha "Pedrito", os problemas de relacionamentos vocês sempre terão (no mundo tereis aflições), e por isso que vocês sempre devem se perdoar, baixo qualquer que sejam as circunstâncias. Todas as vezes que seja necessário devem perdoar! Esta será a grande diferença entre os que me seguem e os que não me seguem, a Grandeza do Perdão.

Mt 18:22 Respondeu-lhe Jesus: Não te digo que até sete; mas até setenta vezes sete.
Lc 17.3 Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe.
Lc 17.4 Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.

Jesus acrescenta que a Grandeza do Perdão se deve também em saber conversar com ofensor com amor; a palavra repreender aqui no v.3, de Lc 17, não significa discutir ou buscar quem tem a razão, MAS conciliar e apaziguar o coração de ambos. E esta conversa deve ser realizada de forma particular, a sós como comenta Jesus em Mt 18.15:
“Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão”

É como se Jesus tivesse acrescentado: "Tome cuidado em como e o que você vai falar, pois a meta é restaurar, conciliar, apaziguar e ganhar a teu irmão. Não é quem tem razão, quem está errado ou certo!

Infelizmente o homem sempre quer ter a razão, quase ninguém quer ceder; pois segundo o que nos foi ensinado dentro da nossa cultura ... é que ceder é fraquejar. Porém para Jesus ceder é dar a oportunidade de conciliar, de restaurar, de renovar relações.

Perdoar é a Grandeza dos grandes, é para quem se deixa ser guiado pelo Espírito Santo!

Tenhamos diariamente a nobre ação do perdão atuando nossos corações, e seremos plenamente recompensados por Cristo Jesus, seja quando somos ofensores ou quando sejamos ofendidos.

O Perdão é a temporada do Frutos do Espírito para os seguidores de Jesus; e esta temporada diz o Senhor Jesus é todos os dias da tua e da minha vida! (Gl 5.22-25)
Lc 17.4 Mesmo se pecar contra ti sete vezes no dia, e sete vezes vier ter contigo, dizendo: Arrependo-me; tu lhe perdoarás.

Em Cristo,

Cláudia Martins
Missionária Cristã

No hay comentarios:

Publicar un comentario