miércoles, 3 de marzo de 2010

A NATUREZA DESTRUTIVA DO ORGULHO


Prisões, asilos, hospícios e cemitérios do mundo fornecem inúmeros relatos de almas que descobriram, em primeira mão, a verdade da curta, mas deprimente, afirmação de salomão:

"A soberba antecede a destruição, e a altivez do espírito antecede a queda". (Pv 16:18)

"Antes da ruína eleva-se o coração do homem; e adiante da honra vai a humildade". (Pv 18:12)

Suponho que não haja lei espiritual alguma mais constantemente confirmada do que a natureza destruidora causada pelo orgulho.
Para qualquer lugar que o olhar de discernimento mire, verá as consequências da altivez.
Muitos estão destruindo suas vidas e a dos outros simplesmente porque não foram capazes de se humilhar.
A altivez está para a alma como o câncer maligno está para o corpo humano.Não só ele se espalha por todo o organismo, como também devasta cada aspecto da vida da pessoa. Uma vez que o orgulho tenha-se desenvolvido totalmente dentro do coração, a destruição rapidamente se apodera dele.
Note que Salomão usou a idéia da palavra ANTES três vezes nessas duas afirmações. Isso mostra a grande influência do caráter em determinar o que acontece na vida de alguém que se deixa ser dominada pelo o orgulho.
As ações de uma pessoa não é só estabelecem um padrãode vida que reforça o que ela é, MAS também promovem reações variadas.

PRINCÍPIO DE CAUSA E EFEITO (PCE):
Ser orgulhoso leva as pessoas a fazerem certas coisas, as quais surtem efeitos que trazem consequências terríveis. Como qualquer outro pecado, o orgulho carrega consigo o próprio julgamento;
Embora o RESULTADO do orgulho na vida de uma pessoa não salva diferencie-se de alguma forma do cristão orgulhoso, as mesmas leis espirituais se aplicam aos dois. As normas físicas, judiciais e espirituais se aplicam aos dois. As normas físicas, judiciais e espirituias tem um DENOMINADOR COMUM: Funcionam com base no Princípio de Causa e Efeito (PCE). Se um homem for apanhado roubando um banco, ele enfrentará o PESO DO SISTEMA JUDICIAL. Se alguém pular de um prédio alto, será atraído para a terra pela gravidade. A alma que pecar, essa morrerá (Ez 18.4; Rm 6:23)... Se uma pessoa exaltar a si mesma será humilhada. Não interessa se o ladrão de bancos, o suicida ou orgulhoso professa a Cristo ou não; o PCE irá atingi-los SEM PIEDADE.
A altivez de uma pessoa determinará as consequências que ela enfrentará.

"E o que a si mesmo se exaltar será humilhado" (Mt 23.12a)

Sem dúvida o orgulho é um enorme PORTAL para a ruína do homem seja ele crente ou não!

Cuidado, Deus resiste ao Soberbo, mas aos humildes Ele concede GRAÇA! (I Pd 5.5)

Mis. Cláudia Martins
Co-serva

Itapajé, 03 de março de 2010.

(*Artigo expirado nos relatos de Steve Gallagher presidente do "Pure Life Ministries".

No hay comentarios:

Publicar un comentario